segunda-feira, 17 de março de 2008

4- TRATAMENTO DA ÚLCERA DO PÉ


Para proceder ao tratamento de uma úlcera do pé é essencial que existam critérios padronizados para avaliar as feridas e, assim, melhor orientar o seu tratamento. Assim e mais uma vez seguindo o Consenso Internacional sobre o Pé Diabético (1999:10) devem ser consideradas as seguintes questões:
"
1) Causa da úlcera

A causa mais frequente das úlceras são os sapatos mal adaptados, mesmo em doentes com úlceras isquémicas "puras". Consequentemente, os sapatos devem ser cuidadosamente examinados em todos os doentes.

2) Tipo de úlcera

A maioria das úlceras pode ser classificada como neuropática, isquémica ou neuroisquémica. Esta classificação permite orientar a terapêutica adicional.(...)

3) Localização e profundidade

As úlceras ocorrem mais frequentemente na região plantar, nas zonas subjacentes a deformações ósseas. As úlceras isquémicas e as neuroisquémicas são mais frequentes nas extremidades dos dedos ou nos bordos laterais do pé.
Pode ser difícil determinar a profundidade de uma úlcera devido à cobertura por calosidades ou necrose. Por esta razão, deve proceder-se, logo que possível, ao desbridamento das úlceras neuropáticas que apresentem calosidades e necrose. Este desbridamento não deve ser efectuado em úlceras isquémicas ou neuroisquémicas sem sinais de infecção. Nas úlceras neuropáticas, o desbridamento pode ser geralmente efectuado sem anestesia (geral).

4) Sinais de infecção

A infecção num pé diabético representa uma ameaça directa ao membro implicado, devendo ser tratada imediatamente e de forma agressiva.(...)
Deve-se determinar o risco de osteomielite. Se é possível antes do desbridamento inicial, introduzir uma sonda até ao osso, existe um forte risco de osteomielite.(...) "



PRINCÍPIOS PARA O TRATAMENTO

Existem alguns princípios comuns para o tratamento das úlceras. Segundo BARNETT (1994:32) o método de tratamento das úlceras deve respeitar:
"
- Elevação (...) para facilitar a drenagem.
- Antibióticos (...) intravenosos, seguidos de tratamento oral.
- Controlo da diabetes (...) administração de insulina pelo menos duas vezes ao dia.
- Pensos – Devem aplicar-se produtos de limpeza e pensos adequados. "

O Consenso Internacional sobre o Pé Diabético (1999:12) acrescenta outros princípios além destes:

- Alívio da pressão
(...) Muletas, calçado temporário, palmilhas moldadas individualmente.
- Melhoria da irrigação sanguínea
(...)revascularização arterial (...) tratar tabagismo, hipertensão e dislipidemia.
- Cuidados locais da ferida
- Desbridamento frequente da ferida, inspecção frequente, pensos absorventes, não adesivos, não oclusivos, oxigenoterapia hiperbárica(...)
- Educação dos doentes e familiares
- Deve ser dada informação sobre os cuidados apropriados que o doente deve prestar a si próprio e como reconhecer e comunicar o agravamento de sintomas(...)
- Determinação da causa e prevenção da recorrência
- Determinar a causa(...), evitar as úlceras no pé contralateral (...) "




Nenhum comentário: